E-RESENHAS

19 fevereiro 2007

Metodologia Científica aplicada à Teológica

RESENHA
Ashbell Simonton Rédua [*]

LOPES, Edson Pereira. Metodologia científica aplicada à Teologia: Apostila das Aulas. São Paulo, 2006.

Trata-se, tão somente, de uma ajuda para consulta por parte dos estudantes dos cursos de graduação, podendo também contribuir aos estudantes de pós-graduação. Qualquer aprofundamento teórico ou prático deverá ser buscado na bibliografia sugerida pelo autor da apostila.
A intenção do autor foi apenas facilitar a busca dos estudantes no que diz respeito aos trabalhos de pesquisa acadêmica. A estrutura deste trabalho, por si só, serve de modelo para um trabalho realizado em sala de aula. Além disso, procurou-se apresentar e explicar as regras para cada parte de um trabalho científico.
Baseados em observações próprias, sem conotação científica, notamos que a disciplina de Metodologia Científica é uma das mais rejeitadas pelos estudantes em praticamente todos os cursos de graduação. É, mais ou menos, como o velho chavão do "odeio matemática", mesmo que a matemática não seja tão terrível assim.
A Metodologia Científica Aplica a Teologia é iminentemente prática e deve estimular os estudantes para que busquem motivações para encontrar respostas às suas dúvidas. Se nos referimos a um curso superior estamos naturalmente nos referindo a uma Academia de Ciência e, como tal, as respostas aos problemas de aquisição de conhecimento deveriam ser buscadas através do rigor científico e apresentadas através das normas acadêmicas vigentes.
Dito isto, parece que fica claro que metodologia científica não é um simples conteúdo a ser decorado pelos alunos, para ser verificado num dia de prova; trata-se de fornecer aos estudantes um instrumental indispensável para que sejam capazes de atingir os objetivos da Academia, que são o estudo e a pesquisa em qualquer área do conhecimento. Trata-se então de se aprender fazendo, como sugere os conceitos mais modernos do trabalho científico.
Procura-se, seguir rigorosamente as regras definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, para elaboração de trabalhos científicos.
A presente obra procura não dificultar as questões que envolvem a elaboração de um projeto e o relatório da pesquisa, portanto pode ser entendida como uma facilitadora da aprendizagem, onde os estudantes poderão consultar, a qualquer hora, para suprimir suas dúvidas quanto aos procedimentos, técnicas e normas de pesquisa.
Quando fala-se de um curso superior, esta-se referindo, indiretamente, a uma Academia de Ciências, já que qualquer Faculdade nada mais é do que o local próprio da busca incessante do saber científico. Neste sentido, esta disciplina tem uma importância fundamental na formação do profissional. Se os alunos procuram a Academia para buscar saber, precisamos entender que Metodologia Científica nada mais é do que a disciplina que "estuda os caminhos do saber", se entendermos que "método" quer dizer caminho, "logia" quer dizer estudo e "ciência" que dizer saber.

Palavra-Chave: Metodologia Científica, Pesquisa Científica, Monografia, Resenha, Estudo de Caso, Análise Crítica.

[*] Rev. Ashbell Simonton Rédua, é pastor da Igreja Presbiteriana do Sinai, conferencista e escritor.

2 Comentários:

  • Esta resenha diz respeito a um livro? Que tipo de literatura é? Vou dar aula de Metodologia da Pesquisa em um seminário e estou precisando de material. Onde encontro este livro?
    prdavidsoneler@hotmail.com

    Por Anonymous Anônimo, Às 10:18 AM  

  • Pastor David!
    Esta é uma apostila utilizada na Escola Superior de Teologia (Mackenzie São Paulo), para orientação dos alunos de graduação em Teologia. Quem faz a validação também poderá ter acesso a apostila.

    Por Anonymous Rev. Simonton, Às 8:03 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial